Luto por perda de animal de estimação
- jessicapietrapsi
- 16 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de mai. de 2024

Já sofreu algum julgamento por sofrer com a dor da perda do seu animal de estimação?Isso é mais comum do que podemos imaginar.
O luto pela perda de um animal de estimação é um luto não reconhecido, onde há a minimização do sofrimento. Estão presentes críticas e julgamentos e ausência de acolhimento.
Desencadeando vergonha do enlutado em expressar esse sentimento, direcionando a vivência desse luto de forma silenciosa e solitária, podendo resultar em um luto complicado.
Muitas vezes, na tentativa de minimizar a dor do enlutado, as pessoas mais próximas podem dizer: "Era só um animal, compre outro." Ou, "Está sofrendo assim por conta de um animal?" Ou "Deixa de frescura, pare de sofrer por causa de um animal." Ou até mesmo os olhares de deboche, risos e brincadeiras, como se fosse razão de chacota.
Sabe o que se perde com a perda de um animal de estimação? Perde-se um vínculo significativo, companhia, amor, afeto, cuidado, rotina, função e papel do tutor, dentre tantos outros sentimentos que podem estar envolvidos.
Precisamos exercitar a empatia, e tentar compreender o significado dessa perda para o enlutado. Oferecer espaço, acolhimento e o direito de expressão desse pesar. Contribuindo para que o enlutado passe por esse momento de dor de uma maneira mais sadia.
Isso não é função somente de profissionais, mas de toda uma sociedade.